quarta-feira, 1 de julho de 2009

Copa do Mundo de 2014, geraria um novo déficit orçamentário?

Novamente a seleção brasileira brilha e vence a copa das confederações tornando-se o time que mais vezes conquistou a competição. Depois de um jogo emocionante o Brasil venceu os EUA de virada por 3 x 2. Já se fala que os brasileiros são favoritos para o mundial de 2010. Aproveitando a deixa, em torno de três semanas atrás estava no Banco do Brasil efetuando um pagamento e escutei um torcedor reclamando que a copa de 2014 no Brasil é uma verdadeira piada! O país não tem recursos para investir em serviços essenciais como saúde, educação,etc e ainda vão realizar um mundial de futebol aqui (reclamava o torcedor).

No entanto, este cidadão não pensou no efeito multiplicador que poderá ser gerado na economia com os gastos em construção e melhorias nas cidades cedes. É claro, que deve-se considerar um possível rombo no orçamento destes municípios que serão sedes deste evento. Um valor calculado pela FGV estima-se que o gasto total será de aproximadamente de 35 bilhões de Reais o que equivaleria a duas vezes mais de 30% o orçamento para a Educação, ou quase nove vezes o orçamento para a ciência e tecnologia. Por, fim será que a copa do mundo no Brasil trará retorno positivo para o país, ou seria novamente “pão e circo” para o povo?


Fonte dos dados: http://www.oliveirawanderley.com.br/2009/02/jornalista-da-folha-critica-previsao-de.html

Um comentário:

  1. Bela iniciativa do blog e o post excelente!
    Na minha opinião, em 2014 a copa do mundo do Brasil será como um baile funk, regado a champagne francês, smoking e chuteiras kichute. A periferia tentando bancar uma festa de gala.
    Acredito que temos que evoluir um pouco mais em infra-estrutura e segurança para receber os jogos!

    Abraço e tds!

    ResponderExcluir