Os professores norte-americanos Peter Diamond e Dale T. Mortensen e o britânico-cipriota Christopher Pissarides são os ganhadores do prêmio Nobel de economia de 2010, divulgado nesta segunda-feira (11) em Estocolmo.
Eles foram premiados pelo desenvolvimento de um método de análise dos mercados por um trabalho que explica como as políticas e normas regulatórias afetam o desemprego, vagas de emprego e salários, anunciou nesta segunda-feira o comitê encarregado da premiação.
A Real Academia Sueca de Ciências disse que o prêmio de US$ 1,5 milhão reconhece o trabalho dos autores "pela sua análise dos mercados com fricção de pesquisa".
A Real Academia Sueca de Ciências disse que o prêmio de US$ 1,5 milhão reconhece o trabalho dos autores "pela sua análise dos mercados com fricção de pesquisa".
"Por quê há tantas pessoas sem trabalho se no mesmo momento há numerosas ofertas de emprego? Como a política econômica influencia o desemprego? Os premiados deste ano desenvolveram uma teoria que pode ser utilizada para responder estas questões", explica o Comitê Nobel em um comunicado.
O trabalho do trio de economistas também pode ser aplicado a outras áreas, como o mercado da habitação e a economia pública.
O prêmio, cujo nome oficial é Prêmio Sveriges Riksbank (o banco central da Suécia) de Ciências Econômicas em Memória a Alfred Nobel, foi estabelecido em 1968. Ele não é parte do grupo original de prêmios criado pela vontade de Nobel, magnata da dinamite, em 1895.
Em 2009, foram premiados com o Nobel de economia dois economistas norte-americanos, Elinor Ostrom e Oliver Williamson, que estudam a forma como as decisões são tomadas fora dos mercados. Foi a primeira vez que uma mulher recebeu o prêmio.
Em 2009, foram premiados com o Nobel de economia dois economistas norte-americanos, Elinor Ostrom e Oliver Williamson, que estudam a forma como as decisões são tomadas fora dos mercados. Foi a primeira vez que uma mulher recebeu o prêmio.
De acordo com a Academia Sueca, o modelo criado pelos autores explica como em muitos mercados os compradores e os vendedores não fazem contato entre si imediatamente.
Na visão econômica clássica, compradores e vendedores se encontram imediatamente, sem custo, e têm informação perfeita sobre preços de todas as mercadorias e serviços.
É justamente no aspecto que derruba esse pressuposto que a academia destaca o trabalho dos laureados."Isso não é o que acontece no mundo real. Altos custos estão frequentemente associados às dificuldades dos compradores em achar vendedores, e vice-versa. Mesmo depois que eles já localizaram um ao outro, as mercadorias em questão nem sempre correspondem aos requisitos do comprador", diz comunicado da Academia.
O modelo se aplica ainda a outros mercados, como no caso de empregadores que estejam em busca de funcionários e trabalhadores procurando empregos: já que o processo de contratação requer dinheiro e tempo, cria "fricção" no mercado.
"Em tais mercados de busca, a demanda de alguns compradores não será atendida, enquanto alguns vendedores não poderão vender tanto quanto gostariam. Simultaneamente, há tanto vagas de trabalho quanto desemprego no mercado de trabalho", explica comunicado da Academia.
Os laureados Peter A. Diamond é cidadão norte-americano. Nasceu em 1940 em Nova York. É Ph.D pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).
Dale T. Mortensen, também nasceu nos EUA em 1939, em Enterprise, Oregon. É Ph.D pela Carnegie Mellon University.
Christopher A. Pissarides, cidadão britânico e cipriota. Nasceu em 1948 em Nicósia, Chipre. Ph.D pela London School of Economics and Political Science, em Londres.
fonte: http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/10/nobel-de-economia-vai-para-para-diamond-mortensen-e-pissarides.html
Os alunos de macroeconomia do PPGOM certamente verão o modelo de histerese no mercado de trabalho, desenvolvido por Diamond.
ResponderExcluirCarraro,
ResponderExcluirsenão me engano, esse modelo será desenvolvido na próxima aula. Finalmente, a teoria está muito próxima da prática.
Um abraço e parabéns aos pesquisadores ganhadores do Nobel, que contribuiram muito para economia.
A teoria ficará mais perto da prática quando publicarmos mais.
ResponderExcluir