quinta-feira, 1 de abril de 2010

Capivara Bipolar na América Latina

Atualmente, um dos países da América Latina que se aproxima do caos é a Venezuela, pois utiliza de maneira equivocada os recursos naturais, bem como a verba pública para promover o crescimento e desenvolvimento do país. Infelizmente, a prática dessa democracia disfarçada de ditadura viabiliza lembranças desagradáveis para uma parcela dos brasileiros, que viveram situação similar na época do governo militar. É importante salientar que esses retrocessos são conseqüências da utilização inadequada desse sistema, que insistem em acabar com a liberdade de expressão, competitividade, infra-estrutura e inovação em diversos setores da economia.

Apesar da repressão imposta pelo presidente da Venezuela, alguns jovens venezuelanos estão modificando e contornando essa realidade difícil vivida pela maioria da população. Através do site de humor “www.elchiguirebipolar.com”, os editores utilizam da figura de uma capivara bipolar para criticar de uma maneira inteligente a ditadura imposta pelo presidente, a mesma que aproveita do poder do Estado para minimizar a oposição política por meio de prisões discutíveis de cidadãos comuns, fechamento e apropriação de empresas privadas, controle do horário de utilização de energia e outros fatos absurdos que acontecem com certa freqüência naquele país.

Diante da comprovação da ineficiência dessa ditadura disfarçada de democracia, ultimamente, a Venezuela vive um período crítico de inflação alta e retrocesso da competitividade em diversos setores da economia, que permitem uma reflexão sobre o exagero do uso do extremismo. Infelizmente, quando esse tipo de comportamento é colocado em prática, independente de orientação política (direita ou esquerda) proporciona atitudes inconseqüentes, bem como a repulsa do sistema democrático, que assegura benefícios tangíveis para a nação como um todo.

Hoje é primeiro de abril, ou seja, o dia das traquinagens e brincadeiras no Brasil. No entanto, gostaria que essas lideranças inconseqüentes desses países parecessem uma traquinagem ou brincadeira, que ao persistirem na utilização desse sistema frágil estão inviabilizando a liberdade de expressão, competitividade e principalmente o direito de propriedade, que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de qualquer país moderno e eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário