terça-feira, 27 de abril de 2010

III JORNADAS INTERNACIONAIS DE ESTRATÉGIAS MACRO DO HUMANISMO ECONÔMICO

O Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, com o apoio do Centro de Investigações Econômicas de Córdoba (CIEC), sede da rede Argentina de Centros do Humanismo Econômico, convida todas as Universidades e Instituições de Pesquisas, do Brasil, das Américas (Sul, Central e Norte) e da Europa a participarem das III Jornadas Internacionais de Estratégias Macro do Humanismo Econômico, que se realizarão, de 26 a 28 de agosto de 2010, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, com o objetivo de oferecer estratégias de crescimento econômico com equidade social a partir do Município, cidade sede, com indicação dos instrumentos de política econômica, visando buscar soluções para o problema do desemprego e sub-emprego.

Outros temas estarão na pauta de discussões como: Questão agrária e movimentos sociais; Infra-estrutura e logística; Desenvolvimento regional; Desemprego e distribuição de renda; Comércio internacional e desenvolvimento; Problemática ambiental e desenvolvimento sustentável; Terceiro setor como alternativa à economia de mercado; Políticas de inclusão social (indígenas, negros etc.); gasto social em educação, saúde e habitação; as políticas para tecnologia, infra-estrutura, emprego e para a integração regional.

Espera-se que todos os interessados apresentem trabalhos de, no máximo 12 páginas, com um abstract e um curriculum vitae, cada um de até 8 linhas com espaço duplo, em Word, Times New Roman 12. O arquivo deve conter o sobrenome de seu autor (ex. “ILHA, Adayr.HE”. Os trabalhos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês. Deve ser enviado tanto para adayrsmail@gmail.coom como paraluiseugeniodimarco@yahoo.com.ar até 31 de maio de 2010, a fim de que se possa elaborar a programação final e a publicação do livro de Anais, que será entregue durante o evento.

As inscrições deverão ser feitas, preferencialmente, via internet até 31 de maio de 2010, outras informações aqui!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PPGOM

Dia 26/04 apresentação do prof. Nelson Seixas dos Santos.
O título do seminário é "Uma Prova Simples do Teorema Fundamental de Apreçamento de Ativos Financeiros em Espaços de Dimensão Finita".
A apresentação será das 16:30 às 17:30 na sala do terceiro andar do Colégio Gonzaga.

domingo, 18 de abril de 2010

ANPEC Sul 2010

O XIII Encontro de Economia da Região Sul ocorrerá de 11 a 13 de agosto de 2010, na Faculdade de Ciências Econômicas/UFRGS. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS, com apoio dos Programas de Pós-Graduação em Economia da Região Sul e da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).

Outras informações click aqui!

quinta-feira, 15 de abril de 2010

BAR X ACADEMIA

Este post dedico ao meus amigos Cicero e Gabrielito.

Por que será que é mais fácil freqüentar um bar do que uma academia?

Para resolver esse grande dilema, foi necessário freqüentar os dois (o bar e a academia) por uma semana. Vejam o resultado desta importante pesquisante pesquisa:


Vantagem numérica:

- Existem mais bares do que academias.
Logo, é mais fácil encontrar um bar no seu caminho.
*1x0 pro bar.**


Ambiente:

- No bar, todo mundo está alegre. É o lugar onde a dureza do dia-a-dia amolece no primeiro gole de cerveja.
- Na academia, todo mundo fica suando, carregando peso, bufando e fazendo cara feia.
*2x0 pro bar.**


Amizade simples e sincera:

- No bar, ninguém fica reparando se você está usando o tênis da moda. Os companheiros do bar só reparam se o seu copo está cheio ou vazio.
*3x0 pro bar.*

Compaixão:

- Você já ganhou alguma saideira na academia?
Alguém já te deu uma semana de ginástica de graça?
- No bar, com certeza, você já ganhou uma cerveja 'por conta'.
*4x0 pro bar.*


Liberdade:

- Você pode falar palavrão na academia?
*5x0 pro bar.*


Libertinagem e democracia:

- No bar, você pode dividir um banco com outra pessoa do sexo oposto, ou do mesmo sexo, problema é seu....
- Na academia, dividir um aparelho dá até briga.
*6x0 pro bar.**


Saúde:

- Você já viu um 'barista' (freqüentador de bar) reclamando de dores musculares, joelho bichado, tendinite?
*7x0 pro bar.*


Saudosismo:

- Alguém já tocou a sua música romântica preferida na academia? É só 'bate-estaca', né?
*8x0 pro bar.*


Emoção:

-
Onde você comemora a vitória do seu time? No bar ou na academia?
*9x0 pro bar.*


Memória:

- Você já aprontou algo na academia digno de contar para os seus netos?
*10x0 pro BAR!!!**


Portanto, se você tem amigos na academia, repasse este e-mail para salvá-los do mau caminho!**


PS: Você já fez amizade com alguém bebendo Gatorade???


ENTÃO, VAMOS SIMBORA PRO BAR!!! BEBER, CAIR E LEVANTAR.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

EREAD SUL

Encontro Regional dos Estudantes de Administração da Região Sul!

Tema: “Administrador: o profissional decisivo para o desenvolvimento da Região Sul”

Data: 23, 24 e 25 de abril de 2010

Local: Furg

Outras informações click aqui!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Concurso para professor da UFPel

Concurso para o departamento de Economia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Duas vagas para professor adjunto (ambas requerem título de doutor em Economia):

Métodos quantitativos - 1 vaga - dedicação exclusiva;

Economia - 1 vaga - dedicação exclusiva;

Provas didática, de títulos e escrita.

A UFPel mantém o curso de Mestrado stricto senso em Organizações e Mercados. A área de concentração do Mestrado é em Economia Aplicada. Vários professores do Decon lecionam também no mestrado.

Período de inscrições: 30 de março a 23 de abril de 2010.

O edital está aqui.

Fonte: Cenário Econômico

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Capivara Bipolar na América Latina

Atualmente, um dos países da América Latina que se aproxima do caos é a Venezuela, pois utiliza de maneira equivocada os recursos naturais, bem como a verba pública para promover o crescimento e desenvolvimento do país. Infelizmente, a prática dessa democracia disfarçada de ditadura viabiliza lembranças desagradáveis para uma parcela dos brasileiros, que viveram situação similar na época do governo militar. É importante salientar que esses retrocessos são conseqüências da utilização inadequada desse sistema, que insistem em acabar com a liberdade de expressão, competitividade, infra-estrutura e inovação em diversos setores da economia.

Apesar da repressão imposta pelo presidente da Venezuela, alguns jovens venezuelanos estão modificando e contornando essa realidade difícil vivida pela maioria da população. Através do site de humor “www.elchiguirebipolar.com”, os editores utilizam da figura de uma capivara bipolar para criticar de uma maneira inteligente a ditadura imposta pelo presidente, a mesma que aproveita do poder do Estado para minimizar a oposição política por meio de prisões discutíveis de cidadãos comuns, fechamento e apropriação de empresas privadas, controle do horário de utilização de energia e outros fatos absurdos que acontecem com certa freqüência naquele país.

Diante da comprovação da ineficiência dessa ditadura disfarçada de democracia, ultimamente, a Venezuela vive um período crítico de inflação alta e retrocesso da competitividade em diversos setores da economia, que permitem uma reflexão sobre o exagero do uso do extremismo. Infelizmente, quando esse tipo de comportamento é colocado em prática, independente de orientação política (direita ou esquerda) proporciona atitudes inconseqüentes, bem como a repulsa do sistema democrático, que assegura benefícios tangíveis para a nação como um todo.

Hoje é primeiro de abril, ou seja, o dia das traquinagens e brincadeiras no Brasil. No entanto, gostaria que essas lideranças inconseqüentes desses países parecessem uma traquinagem ou brincadeira, que ao persistirem na utilização desse sistema frágil estão inviabilizando a liberdade de expressão, competitividade e principalmente o direito de propriedade, que é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de qualquer país moderno e eficiente.