terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

13º Congresso Internacional da Rede Mundial de Renda Básica

Pela primeira vez, a rede mundial de renda básica de cidadania vai se reunir na América Latina e, de forma inédita, no Brasil. A cada dois anos pesquisadores, acadêmicos, estudiosos, policy makers, políticos de várias partes do mundo reúnem-se para debater alternativas capazes de promover e implementar um princípio elementar de justiça social: a garantia de uma renda monetária, de igual valor, incondicional e livre de contrapartidas, a todo cidadão membro de uma comunidade. Esse debate surge na Europa há mais de 20 anos atrás, e hoje integra a agenda dos direitos sócio-econômicos em discussão também nos países em desenvolvimento. Idéias, experimentos, novos desenhos de políticas públicas serão confrontados por especialistas e vários convidados por três dias.

A 13ª Conferência da Basic Income Earth Network terá lugar de 30 de junho a 2 de julho de 2010 na Faculdade de Economia e Administração da USP. O tema central da Conferência trata da renda básica como instrumento de justiça e paz. O prazo para submeter paper ou proposta de sessão temática é até dia 25 de março de 2010

Maiores informações click aqui!

2 comentários:

  1. Renda mínima em qualquer de suas matizes é interessante na medida em que permite reduzir o governo. Um experimento interessante seria, por exemplo, acabar com o SUS e distribuir-se 50% do dinheiro gasto em sua gestão diretamente às pessoas, ficando os outros 50% destinados a redução de impostos ou à segurança pública.

    Embora eu não conheça estudos sobre o assunto, a gestão individual dos recursos, como sempre, certamente promoverá eficiência no gasto com saúde e, como o dinheiro seria distribuído por igual, não se poderia alegar haver desigualdade no sistema.

    ResponderExcluir
  2. Já foi possível provar que montantes vinculados são menos eficientes, do ponto de vista de bem-estar, do que montantes não vinculados.

    Renda mínima tem a vantagem de ser uma transferência não vinculada e, portanto, superior em termos de bem-estar.

    Ressalto isto porque virou "mania" entre nossos legisladores a criação de fundos disto ou daquilo, vinculando e amarrando recursos.

    ResponderExcluir