domingo, 15 de novembro de 2009

Um pouco do pensamento de Simonsen

São frases "blindadas".

Feitas para agüentar qualquer solavanco.

Ao longo dos anos, elas mantêm a integridade da mensagem mesmo sob mudanças econômicas profundas. A realidade econômica muda, mas certas colocações feitas há tempos ainda permanecem atuais.

Simonsen foi um mestre em cunhar frases deste tipo. Por ele e por nós, vamos à elas:

Sobre a previdência social: "O governo precisa deixar claro que há um conflito de interesses entre os aposentados e a sociedade, para buscar uma solução". (22/01/92).

Sobre justiça: "É preciso não confundir democracia com tolerância com ilegalidade e impunidade" (07/02/90) e "Uma sociedade na qual algumas leis pegam, outras não, pode pretender tudo, menos constituir uma nação organizada". (04/03/92).

Sobre abertura econômica: "O objetivo da abertura do comércio exterior não é conter ou baixar preços, mas aumentar a eficiência da economia. A abertura comercial beneficia a maioria das indústrias instaladas no país e só sucateia o que já era sucata". (07/02/90).

Sobre partidos e Congresso: "Partido? Conta outra piada. Quem manda realmente no Congresso são as corporações. Este é mais um fruto da Carta de 1988". (26/04/1995).

Sobre a abertura comercial: "A abertura comercial beneficia a maioria das indústrias instaladas no país e só sucateia o que já era sucata". (07/02/90).

Sobre a democracia: "Com efeito, a democracia foi inventada para limitar o poder discricionário dos governantes, não para transformá-los em magos, já que o Estado que funciona bem é exatamente aquele que dispensa os homens providenciais. Não há homens providenciais". (13/05/92)

"É preciso não confundir democracia e tolerância com ilegalidade e impunidade". (07/02/90).

Sobre o Congresso: "Quem manda realmente no Congresso são as corporações. Este é mais um fruto da Carta de 1988". (26/04/1995).

Não é muito difícil discordar do Simonsen?

Nenhum comentário:

Postar um comentário