domingo, 25 de outubro de 2009

Granger Causa Natal?

Em economia causalidade é coisa séria. Afinal, precisamos saber se câmbio afeta taxa de juros ou se é a taxa de juros que afeta o câmbio. Afinal, o que é variável dependente ou independente? Em um curso de estatística ou econometria é dito que estatística é apenas estatística e, portanto, uma forte correlação não significa causação.



Eu sempre prefiro buscar na velha teoria econômica as evidências de causalidade teórica, para depois imaginar o mundo aplicado. X afeta Y? Y afeta X? Ou dialéticamente ambos se afetam até que a história crie a variável Z? Está em dúvida? Vá estudar!



Clive Granger resolveu nos dar uma ajudadinha com o seu já famoso teste de causalidade. Em poucas palavras um seqüência de informações de X afeta Y se as informações defasadas de X estão fortemente relacionadas com a informação futura de Y. Para Granger, o que ocorre antes afeta o que ocorre depois, entendeu?



Eu adoro Natal e, pelo teste de Granger, o Natal é causado pelo fato das pessoas mandarem cartões natalinos. Morro de medo de que o Natal não ocorra e, por isto, envio, antecipadamente, meus votos de feliz natal, torcendo que Granger Causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário