A economia é uma ciência que vislumbra identificar e explicar os comportamentos e a relação entre os indivíduos, empresas, agentes e mercados, que estão inseridos nos contextos da micro e macroeconomia dos países.
Dentro dessa perspectiva, o livro “Sob a Lupa do Economista” é um exemplo de como a economia com as suas ferramentas pode ser utilizada para explicar assuntos polêmicos, que vão desde cinema, criminalidade, futebol, política e outros assuntos pertinentes do cotidiano dos brasileiros. O livro em questão visa identificar de uma maneira simples e eficaz baseado nas principais teorias econômicas como as teorias dos jogos, do crime, do consumidor, da firma e outros importantes conceitos que se encontram nos complexos livros de economia.
Além disso, o contexto do livro utiliza de alguns experimentos empíricos para explicar as difíceis relações entre as variáveis dos diversos modelos econômicos visando à adaptação dos conceitos acadêmicos à realidade brasileira. Com isso, os 46 artigos do livro proporcionam ao leitor distração garantida com assuntos interessantes e divertidos associados à simplicidade, que é fundamental para elucidar os conceitos da economia aplicados na difícil e complexa realidade da sociedade.
Portanto, um individuo que não possui conhecimento ou não consegue identificar as implicações da economia no cotidiano da sociedade pode vislumbrar através da simplicidade desse livro algumas das principais contribuições dessa ciência para humanidade. Dessa maneira, a economia proporciona o desenvolvimento para a humanidade baseada na estocástica dos eventos, na dinâmica e no equilíbrio geral dos diferentes agentes que interagem nesse ambiente em constante evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário